insuficiencia renal em caes Você sabe o que é insuficiência renal em cães? Sabe quais são os sintomas e qual procedimento adotar caso perceba que o seu cachorro está com essa doença? 

A insuficiência renal em cães é uma doença grave que ataca os rins do cachorro e trás diversos problemas. Não só para os rins, mas para a saúde dos nossos pets.

Por esse motivo é muito importante que o seu diagnóstico seja feito o mais rápido possível. Assim, o tratamento pode ser feito ainda no início da doença. 

E pensando nisso, preparei esse artigo completo para você obter todas as informações necessárias sobre a insuficiência renal em cães.

Dessa forma, você poderá fazer toda a diferença na vida e na saúde do seu companheiro de quatro patas. Caso ele passe por esse problema.

Quais os Tipos de Insuficiência Renal em Cães?

Insuficiência renal em cães é o termo utilizado referente a perda de 65% a 75% da função dos rins.

Existem dois tipos de insuficiência renal em cães: a aguda e a crônica. E cada uma delas são causadas por diferentes fatores.

problema renal em cães

A aguda é aquela que ocorre de repente em um curto período de tempo. Por isso, é a forma mais perigosa, podendo levar o cachorro à morte caso não seja tratada rapidamente.

A forma crônica é um processo mais lento, progressivo, que ocorre na maioria das vezes durante a velhice dos cães.

Qual a Função dos Rins do Cachorro?

Assim como nossos rins, os do cachorro equilibram substâncias no sangue e filtram os resíduos do corpo como a urina.

Além disso, eles mantêm concentrações normais de sal e água no corpo.

Os rins também ajudam a controlar a pressão sanguínea, auxiliam no metabolismo do cálcio e sustentam os níveis de fósforo.

Ao passo que quando os rins não funcionam adequadamente, as toxinas se acumulam no sangue e o cão fica doente.

Quais as Causas mais Prováveis da Insuficiência Renal em Cães?

As principais causas da Insuficiência renal em cães aguda são: infecções bacterianas, parasitas, intoxicação, reações alérgicas, ingestão de toxinas, medicamentos mal administrados, alimentos contaminados, entre outras.

Por outro lado, a Insuficiência renal em cães crônica é um processo mais lento e progressivo. No entanto ocorre na maioria das vezes durante a velhice dos cães.

É causada principalmente por: idade avançada, hereditariedade e câncer. Sem dúvida, essa forma da doença é mais difícil de identificar. 

Má Alimentação Pode Causar Insuficiência Renal em Cães?

Geralmente cachorros que tomam grandes doses de antibióticos por muito tempo tendem a ter problemas nos rins. Por isso, infelizmente em muitos desses casos isso é impossível de evitar.

No entanto, a grande maioria da Insuficiência renal em cães hoje é causada por alimentos contaminados. Então, é totalmente possível evitar essa doença.

Deixa eu adivinhar o que seu cachorro come: ração industrializada, sachês pra cachorro  ou comida enlatada. Acertei? Pois é, acontece que esses alimentos possuem uma enorme quantidade de elementos que prejudicam os rins dos cães.

Um exemplo é o cloreto de sódio, que está presente em todas as rações industrializadas, pois serve como tempero e também conservante. Cachorro não pode comer sal, esse é o maior causador de problemas renais nos cães.

E não para por aí. Em resumo, a maioria das rações hoje estão contaminadas com pesticidas, antioxidantes, e além disso, produtos cancerígenos.

Por exemplo, o BHA e o BHT. Eles são banidos em quase toda parte do mundo mas aqui no Brasil são liberados.

A composição da grande maioria das rações comerciais industrializadas hoje tem ingredientes que nem a gente conhece.

Além disso, sabemos que quando os cachorros ficam expostos a esses produtos por anos, os rins acabam ficando comprometidos. 

Eu escrevi um PDF onde eu dou 3 dicas práticas que você pode aplicar na sua casa para melhorar a saúde do seu cachorro. Eu conto como era a rotina e hábitos do cão que viveu 30 anos.

Nesse PDF que vou disponibilizar para você verá como deixar seu cachorro forte como um leão. Basta colocar seu nome e e-mail abaixo para eu te enviar. É grátis.

Como avaliar se a ração é boa?

Veja os hábitos do cão que viveu 30 anos!

Como Identificar a Insuficiência Renal em Cães?

É muito importante que os donos de cachorros fiquem de olho nos seus hábitos.

Para que você consiga identificar rapidamente os sintomas da doença e procurar o tratamento adequado o quanto antes.

Por isso é essencial prestar atenção nos seguintes sintomas.

Na insuficiência renal em cães aguda o cachorro irá apresentar: sede excessiva, aumento ou ausência de urina, apatia, febre, vômitos, diarreia.

Além disso, falta de apetite, perda de peso, mau hálito excessivo, entre outros sintomas.

Da mesma forma, na crônica ele irá apresentar esses sintomas, contudo de forma mais lenta e gradativa. Por isso, pode acontecer de o dono do cachorro não perceber que seu animal está com insuficiência renal crônica. Até que a doença esteja em um estado mais avançado.

Como Tratar a Insuficiência Renal em Cães?

Na insuficiência renal em cães aguda, assim que você conseguir identificar os sintomas, o melhor é levar o cachorro ao veterinário de sua confiança, para que seja eliminado o agente causador dessa enfermidade o mais rápido possível e ele possa se recuperar e voltar às suas atividades normais.

insuficiencia renal em cachorro

Nesses casos, podem ser utilizados antibióticos para infecções bacterianas, carvão ativado e/ou indução de vômitos para intoxicações, antiparasitários para casos de parasitos, etc.

Além disso, também deve ser realizado uma terapia de suporte, com fluidoterapia para melhorar a desidratação do animal; e em alguns casos pode ser realizada uma hemodiálise visando melhorar a condição física geral do cachorro.

Por outro lado, a insuficiência renal crônica não possui cura e o seu tratamento visa reduzir os sintomas e dar o máximo de expectativa e qualidade de vida para o seu animal.

Esse tratamento é feito através da utilização de medicamentos e em alguns casos do uso de hemodiálise.

Sódio – Principal Causador do Problema

Aqui está o grande INIMIGO dos nossos Cachorros… Como todos nós sabemos o sódio (sal) é um grande vilão para pessoas que possuem hipertensão.

Ele é responsável pela retenção de líquidos no organismo, aumentando o volume de líquido presente no sangue e causando em muitos casos edemas por todo o corpo.

O que muita gente não sabe é que animais que sofrem de insuficiência renal crônica são mais propensos a desenvolver hipertensão arterial. 

Por isso, é amplamente recomendado que a dieta desses animais possuam a menor quantidade possível de sódio.

E aqui está o GRANDE problema: A maioria das rações hoje contém GRANDE quantidade de SÓDIO, causando assim um GRANDE mal para nossos amigos de quatro patas.

Além do o sódio, as rações contém SEBO, isso mesmo, aquele usado para fazer sabão.

Por isso, estou disponibilizando de graça, um PDF com 3 dicas incluindo o que os veterinários dos EUA estão fazendo para cuidar dos seus cães atualmente. Para ter acesso basta colocar seu nome e e-mail abaixo para que eu possa te enviar por e-mail. 

Como avaliar se a ração é boa?

Veja os hábitos do cão que viveu 30 anos!