fbpx

Cachorro pode comer fígado? | Pode dar fígado para cachorro?

Se você está iniciando a alimentação natural com o seu cachorro e ainda tem algumas duvidas em relação a sua alimentação, hoje iremos trazer mais uma solução para uma das perguntas que ainda levantam muitos questionamentos, afinal você sabe se o seu cachorro pode comer fígado?

Antes de entrarmos no mérito da solução da questão, precisamos retroceder alguns anos (talvez milhares). Nos primórdios, os ancestrais dos cães caçavam e se alimentavam da carne de suas presas.

Antes de consumirem sua carne, comiam suas entranhas – considere como uma boa entrada.

Em suma, os órgãos preferidos eram: o coração, o estômago e o fígado. Em geral, esses órgãos são considerados como sendo as melhoras partes do corpo, isso no quesito nutrição.

São órgãos que concentram muito mais nutrientes, vitaminas e minerais. Além, é claro, de serem de fácil digestão.

Assim, muitos defensores da alimentação natural, defendem que o alimento deve ser oferecido ao cão cru.

Já outros especialistas defendem que o alimento se oferecido, deva ser ao menos pré-cozido, afim de eliminar certas bactérias que possam ser nocivas aos nossos melhores amigos.

Nos próximos tópicos, iremos conferir se o seu cachorro pode comer fígado e se esse alimento é seguro para o seu consumo. Confira!

Clique Aqui para Comprar

 

Meu cachorro pode comer fígado?

Resumidamente, sim, o seu cachorro pode comer fígado. Em geral, o fígado é um alimento rico em diversos nutrientes e vitaminas. Bem como, vitaminas do complexo A, D e K, ácidos graxos e ácido fólico.

pode dar figado para cachorro

Além de ser uma ótima fonte proteica e nutricionalmente muito rico. Para a grande maioria dos cachorros, o alimento é muito bem aceito e particularmente eles adoram!

Basta iniciar o preparo do alimento que você irá perceber os olhares fixos na panela.

Como incluir o fígado à dieta do meu cãozinho?

Por mais que o fígado seja um alimento rico nutricionalmente, algumas precauções devem ser levadas em consideração.

Caso o seu cãozinho esteja iniciando nesse maravilhoso mundo da alimentação natural ou que ainda já pertença a esse rico mundo, mas que ainda não tenha experimentado o fígado, é preciso tomar alguns cuidados antes de oferecer o alimento.

Embora os cachorros possam comer fígado, misturar esse alimento com uma ração industrializada não é recomendado, e pode ser até perigoso.

O fígado é um alimento de sabor forte e característico então é preciso inserir o alimento com cuidado.

Como sempre recomendo nos artigos aqui do blog, ou você muda totalmente para uma alimentação natural e caseira, ou você continua com rações industrializadas, sacrificando assim, a saúde do seu cão.

Se você optou pela escolha certa, de mudar radicalmente a vida do seu cão com uma dieta balanceada, eu posso te ajudar e muito.

Como não ter diarreia dando fígado?

O ideal é que você faça uma transição completa, introduzindo lentamente e tirando a ração aos poucos. Isso pode prevenir, para que ele não sofra com diarreias e outros problemas gastrointestinais.

Para você que já mudou para alimentação natural e está sem ideias para variar o cardápio do seu cachorro ou está na dúvida se os alimentos que você dá para ele são seguros ou não eu tenho algo que pode te ajudar.

Eu escrevi um livro onde eu ensino 3 dicas super saudáveis pra deixar seu cão mais forte e resistente a doenças. Coloque seu nome e e-mail abaixo que eu envio o livro em formato PDF para você no seu e-mail, é grátis.

Como avaliar se a ração é boa?

Veja os hábitos do cão que viveu 30 anos!

Mais adiante, criamos um tópico bastante interessante com a quantidade ideal que deve ser oferecida ao seu pet. Desta forma, vale a pena dar uma checada!

É seguro para meu cachorro comer fígado?

Como bem sabemos, o fígado é um órgão responsável por limpar as toxinas dos organismos. Assim, muitas pessoas e especialistas questionam se o órgão possa armazená-las de alguma forma e se tornar prejudicial para o consumo.

Todavia, é importante salientar, que o órgão não funciona como um “depósito de toxinas”.

bulldog feliz

Basicamente, o fígado funciona como uma fábrica de processamento químico. Ou seja, ele recebe substâncias para serem metabolizadas e de acordo com o que elas são ele então reage.

Uma de suas principais funções é converter a proteína em glicose, posteriormente glicose em glicogênio, ente muitos outros processos.

Além de ser responsável por eliminar do organismo as toxinas inertes através da urina. Logo, o órgão é seguro e seu cachorro pode comer fígado sem danificar a saúde dele.

Ah, lembre-se de adquirir o fígado sempre de produtores de confiança e certificados.

Pois, estes submetem seus animas em um processo de jejum e abstinência de certos medicamentos antes do abate com a finalidade de purificar e eliminar quaisquer resíduos que possam ainda estar no fígado do animal abatido.

Assim, o consumo tanto humano quanto para cães e pets é completamente seguro.

Benefícios do fígado para cachorro

Em resumo, o fígado é rico em: proteínas de alta qualidade, selênio, cobre, riboflavina, bons ácidos gordurosos, entre outras vitaminas e minerais.

Além disso, estima-se que apenas 100g do alimento forneçam: proteína, magnésio, ferro, potássio, sodo, zico, selênio, cobre, colina, vitamina A, D, K e B em quantidades consideráveis.

Além de poder ter de 10 a 100 vezes mais nutrientes do que a mesma quantidade de músculo e outros cortes de carne. Logo, você deve e pode dar fígado para cachorro.

Alguns dos benefícios que o consumo de fígado têm a oferecer a dieta canina, incluem:

    • Devido à presença de vitaminas do complexo B e seus compostos. Bem como: riboflavina, folato e niacina, ajuda a processar os carboidratos ingeridos e fornecem energia;
    • Além disso, ajuda no controle do estresse, os ácidos pantotênico dão apoio às funções das glândulas adrenalínicas e ajudam no controle dos níveis de estresse;
    • A vitamina A desempenha um papel importantíssimo no apoio à saúde dos olhos do seu melhor amigo;
    • Ótima fonte de proteína;
    • Fonte de ácido fólico e ferro, além disso, ajuda no combate a anemia;
    • Grande fonte de minerais como: selênio, manganês, cálcio, zinco, crômio, ferro, além de muitos outros. Pode ser considerado um super alimento e possui diversos benefícios a saúde do seu cãozinho.

Qual a quantidade de fígado que o meu cachorro pode comer?

Independente se a alimentação do seu cachorro é em base na AN ou convencional, o fígado não pode ser a principal ou única fonte de proteína. Isso porque, apesar de que o cachorro pode comer fígado, é importante não dar em excesso.

Por ser muito rico em vitamina A, a vísceras quando dado em excesso, podem causar uma sobre dosagem da vitamina, assim podendo em muitas das vezes causar problemas a saúde do seu pet, como fraquezas musculares e problemas digestivos.

cachorro comendo

De acordo com especialistas, o indicado é que o consumo seja de no máximo de 2 a 3 dias na semana em pequenas porções. Ofereça como complemento a alimentação dele ou como petisco. Durante o preparo, evite adicionar temperos e sal.

Dê preferência por oferecer o alimento cozido ou pré cozido e nunca cru. Pois, alguns alimentos quando in natura, podem causar certos desconfortos e conterem bactérias nocivas à saúde do animal. 

Em suma, seu cachorro pode comer fígado com toda a certeza, basta ter alguns cuidados. O alimento é muito rico nutricionalmente e proporciona inúmeros benefícios.

Além disso, são muito bem aceitos e adorados pelos cães. Não tem como não deixar de se sentir feliz ao ver nossos melhores amigos comendo tão bem e esbanjando saúde...

Mas eu tenho uma pergunta para você:

Porque você quer dar fígado para o seu cachorro se a grande maioria das pessoas dão somente ração comercial industrializada?

 

Eu não sei bem qual é o seu motivo, mas muitas pessoas que chegam até esse artigo é porque tem algum problema com seu cachorro.

Talvez ele não quer mais comer ração, ou está doente e precisa de algo mais forte e nutritivo para melhorar, ou porque você já entendeu que as rações com seus antioxidantes, corantes e carboidratos ruins, não tem todos os 6 nutrientes que são indispensáveis para seu cachorro ter boa saúde.

É por isso que vejo tantas pessoas mudando de rações comerciais industrializadas para uma alimentação natural caseira.

Eu não sei se você dá ou não alimentação natural para o seu cachorro, mas o fato é que se você ainda não dá, deveria...

Porque se você quer ter um cachorro mais saudável, quer ter o seu amigo peludo ao seu lado por muitos e muitos anos, não quer perder o sono com medo da conta do veterinário, não quer passar a noite acordado ao lado do seu melhor amigo gemendo de dor por causa de alguma doença, você deve mudar imediatamente a alimentação dele.

Será que isso é sério mesmo?

Se você acha que esse assunto não é sério deveria ver as estatísticas: Hoje 1 a cada 2 cachorros vão morrer antes do 6 anos de câncer.

Então pare e pense: se o seu cachorro come somente ração ele terá 50% de chances somente de sobreviver e ficar ao seu lado por 10.. 12... 15 anos...

Então está em suas mãos mudar isso... Se ainda não acessou, coloque seu nome e e-mail abaixo e veja como os veterinários dos EUA estão fazendo com seus cães pra que eles fiquem mais resistentes a doenças caninas. Eu te envio o PDF no seu e-mail, cadastre-se.

Como avaliar se a ração é boa?

Veja os hábitos do cão que viveu 30 anos!

15 comentários em “Cachorro Pode Comer Fígado?”

  1. a mais de 2 anos dou figado de frango aos meus cachorros com arroz e raçao será que estou fazendo bem/ de vez em quando dou de boi.

  2. Olá Cristina, está fazendo bem sim… a alimentação natural é bem importante para nossos cachorros, uma vez que as rações não tem todos os nutrientes necessários para eles viverem bem…. Se você quiser melhorar ainda mais, tire por completo a ração e dê somente alimentação natural. Porque dar os dois juntos não é o ideal, porque as rações tem um balanceamento diferente da alimentação natural e pode causar problemas no estômago do seu cão. Tem um material bem completo sobre alimentação natural que você pode pesquisar…Só acessar o site https://cachorrosaudavel.com.br/video-cao-saudavel.html

    –> https://cachorrosaudavel.com.br/video-cao-saudavel.html

    Abraços e espero que ajude….

  3. Olá! Minha cachorrinha tem ido pra casa da minha mãe e minha irmã tem dado fígado a ela, depois que ela começou a comer fígado, fez xixi 3 vezes na cama em dias diferentes, coisa que não é comum para ela que sabe onde fazer, pode ser a quantidade do alimento?

    1. Falaaa Fernanda… blz??

      Não tem muito a ver não… Isso tem mais a ver com chamar sua atenção… Vocês mudaram seus hábitos recentemente? Ela passou por algum trauma ou susto ou coisa do tipo?? Geralmente cachorros fazem coisas “erradas” assim para chamar nossa atenção… Ela vai para a casa da sua mãe com você ou você a deixa lá para ir trabalhar por exemplo? Tenta identificar se mudou alguma coisa na rotina dela, as vezes pode ser isso.

      Faz uns mimos para ela, bastante carinho, brinca com ela, conversa… as vezes é só falta de você mesmo… Mas de qualquer forma, acompanha para ver se vai continuar, porque ainda assim pode ser alguma coisa.

      Quanto a alimentação natural, ela tem mais água que as rações, alguns alimentos chegam a ter 90% de água… O meu cachorro, o Bruce que só come alimentação natural, quase não bebe água…. O ideal mesmo é mudar de vez para uma alimentação natural… porque as rações tem um balanceamento diferente da alimentação natura e quando misturados, sem fazer uma transição, pode causar problemas no sistema digestivo dos cachorros, principalmente o fígado que é bem forte….

      Da uma olhada no meu material… nele em ensino o passo a passo para trocar da ração para alimentação natural de vez… mas da forma segura e saudável…

      https://cachorrosaudavel.com.br/video-cao-saudavel.html

      Abraços…

      Ah depois me conta de se ela parou de fazer xixi na cama….

  4. O cachorro meu sobrinho está com suspeita de estár com a doença do carrapato sei que tem que ser tratado com antibióticos. Dando também fígado para ele comer na alimentação ajuda de alguma forma na recuperação do animal?

    1. Olá Carlos, Marcelo falando….

      A alimentação Natural ajuda em qualquer problema de saúde do cachorro… No caso da doença do carrapato, a erliquiose afeta os glóbulos brancos, ou seja, os de defesa do organismo e pode causar anemia e plaquetas baixas, e quanto mais forte ele estiver, mais rápido será sua recuperação, ainda mais tomando antibióticos…
      Pode complementar sim com fígado de boi…

      Agora é como eu sempre digo, o ideal mesmo é mudar por completo para uma alimentação saudável porque as rações hoje infelizmente mais atrapalham do que ajudam….

  5. Bom dia
    Meu cachorro (Bolt), teve infecção e anemia, tomou o medicamento, prescrição veterinária, porém, está muito magro. Estou dando ração e fígado.
    Mais ele não está engordando. O que faço?

  6. Boa noite
    Eu peguei um filhote de rua a pouco tempo e ele está com parvovirose e está tomando medicação, ele não está comendo nada a três dias.. posso tentar dar fígado para ele comer?

    1. Olá Carolina…
      Desculpa a demora em responder… Espero que ainda dê tempo de ajudar seu filhote. Pode tentar dar fígado sim… mas provavelmente ele não irá comer…
      Não vai adiantar forçar a barra pra ele comer… o organismo dele está bem debilitado. O que você deve fazer é isolar ele para não contaminar outros cachorros (se você tiver outros cachorros em casa), tratar com medicamentos (você já falou que está fazendo isso, provavelmente a Enrofloxacina) e hidratar seu cachorro bastante, isso é fundamental.
      1 – Suco de quiabo
      2 – Água de Coco
      3 – Soro caseiro
      Nesse momento é o mais importante.
      Pegue meio litro de água e bata com 5 quiabos no liquidificador. Coe e dê para ele. Se ele não quiser beber, dê para ele com uma seringa… Isso é fundamental para salvar a vida dele, ok?
      Conta pra gente como ele está?

  7. Minha cachorrinha está com a doença do carrapato posso dar o figado de frango ou tem que ser só o de vaca … Pq na receita da minha cachorrinha está que ela não pode tomar leite e derivados e vísceras .. Poderia me orientar … Obrigado

  8. Boa tarde, tenho uma fêmea de abpt de 3 anos e é albina, o pelo dela falha muuuuuito, sempre aparece alguma caroços e qnd levo no veterinário ele diz que é stress, como assim? Ela fica as vezes no sol, sei que não pode mas tudo que é shampoo eu já comprei e sempre acontece de novo!

    1. Oi Paulo…. Desculpe a demora em responder…. Esses dias estão bem corridos. Como é uma suspeita, o ideal é leva-lo mesmo ao veterinário para fazer os exames e ter certeza do que ele tem… não podemos medicar o cachorro sem essa certeza… A essas alturas eu imagino que você já deve ter feito isso…. Posta aqui os resultados pra gente por favor….

      Fico no aguardo.

      Marcelo G.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *